quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Com freio ou sem?


Esta é uma discussão freqüente entre os que pedalam com roda-fixa e existem argumentos a favor e contra ambas idéias...

Na verdade, por mais que não tenha freios, uma bicicleta com roda-fixa sempre conta com o fato de que a tração pode ser feita tanto para frente quanto pra trás, o que por si é considerado um freio! Logo, tendo ou não freios convencionais (leia-se manete, cabo, ferradura e sapatas) uma fixa sempre conta com a possibilidade de ser freada com as mesmas pernas que fazem com que ela ande para frente.

As bicicletas de velódromo originalmente não possuem sequer a furação no quadro e garfo para a montagem de freios convencionais, pois no velódromo todos vão na mesma direção e freios não são necessários.

As bicicletas de estrada, obviamente possuem furação para freios e quando uma é convertida para roda-fixa, é escolha do dono se esta vai ou não tê-los. Em geral ao se converter uma bicicleta de estrada, se mantém o freio dianteiro. Os iniciantes, por não dominarem as técnicas de frenagem em geral mantém ambos e logo percebem a inutilidade do freio traseiro.

Algumas bicicletas de pista vêm com furação apenas no garfo, o que permite a instalação apenas do freio dianteiro.

Com freios!

- Os músculos utilizados para frear somente com as pernas não são produtivos para o ciclismo;

- Utilizar as técnicas de travagem e derrapagem em excesso pode trazer sérios problemas aos seus joelhos, pé-de-vela, corrente e cubo;

- O freio dianteiro é o verdadeiro responsável pela frenagem de qualquer veículo com duas ou mais rodas, graças a uma lei básica da física chamada inércia. Sempre que se diminui a velocidade, o peso do conjunto é arremessado para frente, aliviando e diminuindo o atrito com o solo da parte traseira;

- O freio traseiro pode ser supérfluo em uma bicicleta com roda-fixa, pela tração ser direta e esta fazer o papel do mesmo, mas o dianteiro é fundamental em uma parada de emergência.

Sem freios!

- Não é permitido freio no velódromo;

- Freios não são necessários para segurança se você sabe como acelerar/diminuir a velocidade e parar com suas próprias pernas;

- Suas pernas são seu freio;

- Sua concentração aumenta quando você não tem freios;

- Sua sensação de conexão com a bicicleta e com o meio é maior;

- A verdadeira pedalada com roda-fixa dispensa freios.

- Uma bicicleta de pista é uma obra de arte sobre rodas, uma máquina elegante e praticamente uma jóia rara em movimento. Freios e furos estragam o quadro e o visual.


Foto por Marcelo Afornali

Links úteis:

www.bicicletasantigas.com.br

- Maior portal dedicado exclusivamente às veteranas da América Latina.

www.bicyclefilmfestival.com/2007_site/index.php

- Festival de cinema sobre bicicletas!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu deus! Se vc acredita nisso, retire os freios traseiros de seu carro - ou do ônibus!

Gabriel Nogueira disse...

Sim, não só eu como qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento do assunto sabe que, de acordo com a lei básica da inércia "todo corpo em movimento tende a continuar em movimento, assim como todo corpo estacionário, tende a permanecer estacionário". (Que me corrija algum físico se eu estiver errado).
O peso total condutor+veículo na hora da frenagem é arremessado para frente, fazendo com que o freio dianteiro seja mais exigido, e que o freio traseiro apenas equilibre o conjunto todo.
Não sei se reparas-te, mais tanto em carros quanto em motos o freio dianteiro é mais eficiente que o traseiro (em geral, mesmo carros e motos mais simples, quando têm freio a disco, o têm na roda dianteira. Ou você já viu alguma moto ou carro com freio dianteiro à tambor e traseiro a disco?).
Enfim, ressalto que uma bicicleta com roda-fixa, não possui freios convencionais, mas oferece a possibilidade de frenagem com as técnicas descritas neste blog. O ideal é sempre o uso do freio dianteiro, associado ao traseiro (seja este contra-pedal, convencional com sapatas ou roda-fixa). Este blog não aconselha o uso de bicicletas sem freio dianteiro por pessoas que não dominem profundamente as técnicas da roda-fixa!