quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Segurança no trânsito (Parte 3)


- Use capacete (por razões óbvias)
- Caso você não esteja familiarizado com mecânica, bicicletas de roda-fixa não são uma boa opção para aprender! Devido a baixíssima margem de erro que permitem, detalhes que não fariam diferença em uma bicicleta “normal” podem causar graves acidentes em uma bicicleta com roda-fixa. Lembre-se que sua aceleração e frenagem dependem diretamente de uma forte e bem alinhada corrente. Na dúvida, procure uma oficina que esteja familiarizada com bicicletas de roda-fixa ou vá até o velódromo mais próximo trocar idéias com os ciclistas mais experientes.
- Antes de sair pelas ruas, treine e aprimore as técnicas descritas aqui em um lugar livre de obstáculos e pessoas. O lugar ideal é algum estacionamento vazio de supermercado ou coisa que o valha (O Mercadorama da Silva Jardim é uma boa nos domingos e o estacionamento do Parque Barigüí é uma boa em dias de semana).
- Utilize sua visão periférica e aprenda a “sentir” e ouvir carros vindo pelas suas costas ou em cruzamentos.
- Se acostume a olhar mais adiante do que você olharia se estivesse em uma bicicleta normal com roda-livre. Conte com seu sexto sentido e com a possível previsão de situações de risco.
- Faça aquecimento e se alongue antes de pedalar e antes de tentar as novas técnicas descritas aqui, especialmente se elas exigirem alguma parte de sua musculatura que não esteja acostumada com tal esforço/movimento.

Equipamento

- Utilize uma bicicleta adequada a seu tamanho e que tenha gancheiras horizontais.
- Lembre-se da importância do pinhão estar bem travado com trava-rosca e contra-porca, para que este não se solte ao se fazer força negativa (para freiar, por exemplo).
- Use pedaleira e correias e não pedais “clipless” e sapatilhas. É importante ter a opção de pedalar com a parte de baixo dos pedais no começo. Use de preferência correias duplas.
- Utilize tênis com sola lisa, sem travas e sem cadarço (rainha yatch é perfeito!). No começo é necessário agilidade na hora de tirar os pés dos pedais.
- O freio traseiro é opcional, mas o dianteiro é essencial! Especialmente no começo, o freio dianteiro é fundamental, quando ainda não se consegue frear apenas com a força de suas pernas. Eu, por exemplo, pedalei umas 2 semanas com os dois freios, uns 6 meses só com o da frente e agora não tenho nenhum, afinal, minha bicicleta atual é uma Enrique Ali de pista (gancheiras horizontais e sem furação para instalação de freios).
- Utilize uma combinação de coroa x pinhão que não torne uma subida impossível e tão pouco cause perda de controle em uma descida. Combinações boas são: 51 x 18, 47 x 16, 48 x 19. Utilize o calculador para mais opções de relações (Lembre-se que “cog/sprocket” significa pinhão e “chainring” significa coroa.) http://software.bareknucklebrigade.com/

Técnicas dirigidas à Roda-fixa:

“Track stand”

O “track stand” é o nome para a técnica de parar e manter o equilíbrio sem tirar os pés dos pedais. Para treinar esta manobra, utilize a parte de baixo dos pedais e tente dobrar as pedaleiras para que não se encostem no chão. Pare com os pedais na horizontal (posição “3-9 horas”), gire o guidão levemente para o lado em que o pedal estiver para frente (3 horas) e tente manter o equilíbrio.

Montar

É óbvio que você pode montar e desmontar de sua bicicleta com roda-fixa, da mesma maneira que o faria em uma bicicleta normal, mas pelo costume de as bicicletas de pista terem o guidão mais baixo do que o selim, o jeito mais fácil é passando a perna por cima do guidão seguindo os passos abaixo:
Posicione-se à esquerda da bicicleta e segure-a com a mão direita na mesa, mantendo a bicicleta levemente inclinada para a direita;
Ao mesmo tempo em que você chutar a perna direita por cima do guidão, jogue a bicicleta da mão direita para a mão esquerda, que irá segura-la na parte esquerda do guidão;
Coloque o pé direito no pedal e divirta-se!

Desmontar

Assim como montar, desmontar pode ser feito do jeito normal, mas pelo fato dos pedais seguirem girando para frente enquanto a roda estiver girando, o melhor jeito de desmontar é por trás da bicicleta:
Tire os pés das pedaleiras e utilize a parte de baixo dos pedais;
Quando o pedal direito atingir o topo da pedalada (12 horas), utilize-o para impulsionar o corpo para trás;
Tire as mãos do guidão, e enquanto estiver no ar, segure a parte traseira do selim;
Passe da posição “montado” para a posição “desmontado” elegantemente.

Prender as pedaleiras

Após montar, pedale devagar, de maneira a ser capaz de pisar na parte traseira do pedal, para que este gire e a ponta do seu pé entre na pedaleira;
Faça o mesmo com o outro pé.

- É possível montar e colocar os pés dentro da pedaleira parado utilizando um apoio seguro.
- Não deixe as correias demasiadamente apertadas quando estiver pedalando em meio ao tráfego pesado. É necessário que as correias estejam apertadas o suficiente para pedalar negativamente, e frouxas o suficiente para tirar o pé em caso de emergência.

Links úteis:
http://www.63xc.com/gregg/101_1.htm - Instruções (algumas ilustradas) para "como
fazer" em uma roda-fixa
http://www.escoladebicicleta.com.br/ - A parte sobre "segurança no trânsito" é especialmente interessante.
http://www.bicicletada.org/modules/news/ - Avisos de bicicletadas! Em Curitiba todo útimo sábado do mês com concentração às 9:30 da manhã no pátio da Reitoria.
http://apocalipsemotorizado.blogspot.com/ - Blog sensacional sobre a infelicidade de ser motorista em grandes centros e as possibilidades de mudança através do uso da bicicleta.
http://www.bicicletasantigas.com.br/ - Maior site dedicado a bicicletas antigas da América Latina. Quer uma bicicleta clássica? Procure o Marcelo que ele dá um jeito!

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